16 3421.465616 3421.4656

Conheça os sinais e sintomas que podem indicar câncer

Conheça os sinais e sintomas que podem indicar câncer

O câncer em qualquer parte do corpo pode provocar sintomas como perda de mais de 6 kg sem fazer dieta, estar sempre muito cansado ou ter alguma dor que não passa. No entanto, para chegar ao diagnostico correto é preciso fazer uma série de exames para descartar outras hipóteses.

Normalmente o câncer é diagnosticado quando a pessoa apresenta sintomas bem específicos, que podem surgir de uma hora para outra, sem explicação ou como uma consequência de uma doença que não foi corretamente tratada. Como pode acontecer quando uma úlcera gástrica evolui para câncer de estômago, por exemplo.

Por isso, em caso de suspeita deve-se ir ao médico para realizar exames porque o diagnóstico do câncer numa fase inicial aumenta suas chances de cura.

Sintomas mais comuns de câncer

Na maioria dos casos, quando se está desenvolvendo câncer podem surgir sintomas como:

1. Emagrecer sem fazer dieta ou praticar exercícios

A perda de peso rápida de até 10% do peso inicial, sem estar fazendo dieta ou exercício físico intenso, é um sintoma frequente nos pacientes que estão desenvolvendo câncer, principalmente câncer de pâncreas, estômago ou esôfago, mas que também podem surgir em outros tipos. 

 

2. Cansaço intenso fazendo pequenas tarefas

O cansaço extremo é um sinal que pode indicar que se está desenvolvendo câncer porque, nesses casos, é comum o desenvolvimento de anemia ou a perda de sangue pelas fezes, o que leva à diminuição de glóbulos vermelhos e à redução de oxigênio no sangue, provocando intensa fadiga que surge logo de manhã ao acordar, ao subir escadas ou tentar arrumar a cama, por exemplo.

3. Dor que não passa

A dor localizada numa determinada região é comum em vários tipos de câncer, como câncer no cérebro, nos ósseo, no ovário, no testículo ou no intestino. Na maioria dos casos, esta dor não alivia com o repouso e não é causada por exercício excessivo ou outras doenças, como artrite ou lesão muscular. É uma dor persistente que não cede com nenhuma alternativa como compressas frias ou quentes, somente com analgésicos fortes.

 

 

Fonte: tuasaude.com